20 lições para um trabalho remoto bem-sucedido

 

 

 

Recentemente, Paul Miller, especialista em Digital Workplaces, motivado pela mobilização das empresas a um trabalho remoto por conta do COVID-19 (Coronavírus), compartilhou no blog de sua empresa DWG (Digital Workplace Group), 20 dicas interessantes sobre Digital Workplaces,

baseadas em seus 18 anos de estudo e atuação nesse universo

 

Fonte: https://digitalworkplacegroup.com/2020/03/11/coronavirus-20-little-lessons-for-successful-remote-working-based-on-almost-20-years-experience-at-dwg/

 

O Digital Workplace Group (DWG) não possui escritórios. Temos cerca de 100 pessoas na Europa e na América do Norte, que trabalham em qualquer lugar e em qualquer lugar. Tínhamos escritórios em Londres e Nova York até sete anos atrás - mas as pessoas não pareciam optar por trabalhar lá com frequência, então as fechamos.

 

Apesar desse modo bastante incomum de operar e do nosso pequeno tamanho comparativo, em janeiro deste ano, o DWG foi classificado pelo Financial Times como uma das principais empresas de consultoria de gerenciamento do Reino Unido para transformação digital - ficando ao lado de McKinsey e Accenture.

 

Com o COVID-19 agora na frente e no centro do pensamento e do planejamento de todas as organizações, fomos capazes de nos adaptar rapidamente - como já fizemos muitas vezes antes em resposta a situações imprevistas. Nós nos descrevemos como "totalmente distribuídos", e eu escrevi anteriormente sobre como realmente nos tornamos mais próximos quando todos começamos a trabalhar juntos no mesmo "escritório digital".

 

Também compartilhei sobre o quanto gostamos de nos encontrar pessoalmente e como, duas vezes por ano, nossa equipe de liderança convive por uma semana de trabalho. O DWG tem níveis de folga notavelmente baixos para doenças, política de escritório reduzida, todos nos damos muito bem - e realmente nos preocupamos um com o outro de maneiras que fazem com que isso pareça mais uma "comunidade de trabalho" do que "apenas trabalho".

 

Então, aqui estão minhas 20 pequenas lições relacionadas ao trabalho remoto, aprendidas desde o início do DWG em 2002:

 

01 | Comece do topo - os líderes precisam trabalhar dessa maneira e mostrar que não há problema em fazê-lo - sem desculpas.

 

02 | Tenha um gerente ou equipe digital no local de trabalho que apoie as pessoas à medida que elas são configuradas para trabalhar remotamente - todos precisam de uma ajuda.

 

03 | Algumas pessoas são resistentes a este modelo de trabalho, portanto, sejam gentis e as apoiem mais.


04 | Ligue o vídeo quando estiver em uma ligação, não importa o quão "ruim" você pareça. Mas, não pressione outras pessoas a fazê-lo -  o vídeo ajuda, mas essa deve ser uma opção individual.


05 | Entre em contato com colegas que moram nas proximidades e trabalhem juntos, se você quiser, por algumas horas ou até o tempo todo, considerando todas as orientações preventivas de contaminação do vírus.


06 | Um excelente áudio é o serviço digital mais importante que você precisa, superando totalmente o vídeo. Precisamos nos ouvir bem e isso é muito mais crucial do que nos vermos (por mais agradável que seja, como mencionado acima).


07| Para muitos, no momento, o trabalho remoto é trabalhar em casa; mas, olhando para o futuro, o trabalho remoto pode ser onde você quiser - e a variedade de locais ajuda.


08 | Iniciar e terminar todas as reuniões no prazo; a pontualidade é importante - o tempo importa.


09 | Faça chamadas regulares com as pessoas com quem você trabalha regularmente, para que haja um fluxo de comunicação em sua semana.


10 | Trabalhe em documentos, projetos e equipes de forma colaborativa, para que todos possam ver o que o outro está fazendo.


11 | Trabalhar remotamente (ou seja, trabalhar em qualquer lugar) pode ser muito mais poderoso do que estar em um escritório, pois você tem "tudo" ao seu alcance. Não pergunte se o trabalho remoto funciona, mas pergunte por que as pessoas são tão improdutivas no mesmo escritório todos os dias.


12 | Essa maneira de trabalhar fortalece a resiliência de seus negócios, pois há alguma forma de crise acontecendo em algum lugar do mundo todos os dias - mas não importa o que ou onde possa ser, sua empresa deve ser capaz de continuar, geralmente com interrupções mínimas. Os fabricantes se esforçam para alcançar cadeias de suprimentos distribuídas - essa é uma "cadeia de trabalho distribuída".


13 | Sua "força de trabalho" será mais feliz. Eles ficarão menos estressados ​​com viagens, logística e eventos de vida pessoal ausentes. Colegas felizes contribuem para uma empresa feliz, o que contribui para uma empresa de sucesso, e todos nós ganhamos.


14 | Julgue as pessoas pelo que elas produzem e não se elas “parecem ocupadas”. Você será capaz de ver facilmente o que as pessoas estão fazendo - confie nas pessoas para fazer o melhor possível e, quando não o fizerem, convidem-as a resolver o problema rapidamente.


15 | Deixe as pessoas trabalharem de maneira flexível, dentro das restrições dos aspectos práticos dos negócios. Se eles querem escalar montanhas, recolher seus filhos da escola, meditar por duas horas ao meio-dia, ver sua mãe idosa às 16h, quem se importa? Deixe-os - eles o amarão por isso e a gratidão deles será mostrada em seu esforço de trabalho.


16 | O trabalho remoto tem seus desafios: ele pode ser solitário, às vezes precisamos nos ver pessoalmente quando surgem problemas, a tecnologia pode falhar. O trabalho é exigente em todos os formatos e nenhum sistema é perfeito.


17 | Se você tiver que mudar para o trabalho remoto em tempos estressantes, sem o luxo de planejar (como é o caso agora para muitas organizações que tentam lidar com o impacto do coronavírus), é claro que isso traz desafios extras. É essencial tratar as pessoas e regiões de maneira diferente, ouvir seus colegas com um ouvido compreensivo e entender as tensões que eles enfrentam ao se esforçarem para fazer o possível para trabalhar de maneira eficaz em situações desconhecidas.


18 | Transite o menos possível. Isso é essencial do ponto de vista ecológico e também econômico.


19 | Você se tornará uma empresa mais saudável, mais feliz e mais resiliente e nunca mais olhará para trás.


20 | Este é o futuro - no presente. Participe do movimento (esteja seu vídeo ligado ou não!).

Compartilhe
Comente
Indique
Joga no Google
Curti!
Please reload

(11) 3057.3699   |    (11) 3052.0842

Avenida Paulista, 1499 - 16º andar

01311-200  |  Bela Vista.SP

SP

akmx.com.br

RJ

(21) 2524.1098

Rua do Passeio, 38 - 2º Andar

20021-290 | Rio de Janeiro.RJ