Por uma jornada de trabalho mais produtiva e saudável

 

Há quem enxergue longas jornadas de trabalho como comprometimento e produtividade, porém eficácia e eficiência estão completamente dissociadas à estas questões. Até podemos considerar, de certa maneira, como comprometimento, mas não podemos afirmar que a qualidade da produção é o fruto colhido da prática de extensas horas de trabalho.

 

Longas jornadas são exaustivas, podem diminuir o índice de produtividade e organização, geram custos invisíveis e, no final do dia, contamos com colaboradores esgotados e insatisfeitos. Ainda que algumas empresas adotem políticas variadas de recompensa por horas extras, não inventaram uma maneira de recuperar a saúde física e mental de um colaborador que não seja o devido e merecido descanso no final do expediente.

 

Pode-se afirmar que o controle da jornada de trabalho colabora diretamente com a qualidade de vida do colaborador e é fundamental que este controle aconteça em conjunto com os gestores da empresa, buscando focar na busca da qualidade do serviço prestado e não na quantidade de horas em que se debruça sobre uma atividade. Para isso, é importante que o colaborador seja motivado a adotar práticas comportamentais que o condicione a um melhor engajamento e performance em suas atividades.

 

Quero compartilhar 5 sugestões que podem ajudar a tornar uma jornada de trabalho mais focada, leve e saudável. Mas, antes de tudo, é importante ressaltar que cada profissão possui sua particularidade em diversos aspectos e muitas vezes, por em prática algumas medidas e costumes tendem a levar tempo. Mas vale o exercício.

 

1. Seja engajado e planeje suas ações antes de executá-las. Isso poupa tempo e esforço - Para algumas pessoas o engajamento tende a vir com a maturidade profissional. Entender que uma tarefa lhe foi designada e alguém depende e conta com você para algo maior acontecer está diretamente relacionado à mérito e confiança. Orgulhe-se por fazer parte de uma equipe que confia no seu trabalho e conta com você para alcançar objetivos. Faça o seu melhor dentro de suas possibilidades.

 

2. Seja você a sua empresa - É difícil enxergar desta maneira, mas você oferece a empresa 2 coisas muito importantes: suas horas de vida e seus conhecimentos. Pensando desta maneira, fica mais fácil entender que o produto que você está vendendo precisa ter qualidade e qualquer tarefa que esteja tomando mais tempo do que deveria das suas horas de vida e conhecimento, lhe causando prejuízos. É o método ganha-ganha: a empresa ganha uma tarefa concluída com qualidade e você a satisfação de ter feito o melhor que pôde.

 

3. Pela sua saúde mental e física, experimente parar suas atividades por 5 minutos e faça algo que lhe traga alguma satisfação pessoal - Pode ser escutando sua música favorita, lendo algo que seja do seu interesse, se possível adote a prática da meditação, tome um café ou, simplesmente, olhe para o horizonte e afaste seus pensamentos da tarefa que está executando. Com a mente mais leve e tranquila, é possível tomar decisões mais assertivas que evitem retrabalhos futuros que, com certeza, tomarão o seu tempo.

 

4. Seja uma pessoa positiva e otimista - Ser positivo em tomadas de decisões contribui e favorece para que as coisas fluam da melhor maneira possível, além de motivar seus companheiros de jornada. Quando for inevitável estender as horas para cumprir um prazo, que o ambiente de trabalho seja o mais leve possível.

 

5. Empodere seu dia e suas atitudes - A quinta e última dica para ter uma jornada de trabalho mais leve e saudável, na verdade depende de você. Exercite a automotivação. Adote hábitos positivos. Que tal, quando sair de casa, repetir para você mesmo, em voz alta: “ Hoje é um bom dia para ter um bom dia! ”  

 

Compartilhe
Comente
Indique
Joga no Google
Curti!
Please reload

(11) 3057.3699   |    (11) 3052.0842

Avenida Paulista, 1499 - 16º andar

01311-200  |  Bela Vista.SP

SP

akmx.com.br

RJ

(21) 2524.1098 

Rua do Passeio, 38 - 2º  andar

20021-280  |  Centro.RJ