Especialistas antecipam tendências e remodelam ambientes. A pandemia despertou novos olhares


Tim muda sua sede em São Pauo com assinatura da AKMX. no novo escritório de São Paulo e também de Recife, Curitiba, Salvador e Campinas


Cerca de 7,5 mil colaboradores da TIM Brasil que estão em home office desde março, em razão do isolamento de combate ao novo coronavírus, estão iniciando o retorno gradual das atividades presenciais e encontram novos ambientes de trabalho. “Os que retornaram em São Paulo encontraram um ambiente totalmente novo, desde o endereço até a arquitetura, onde visamos o conforto na empresa. A dinâmica do mundo atual demanda ambientes inteligentes para um melhor fluxo da rotina corporativa, então, reunimos as melhores práticas em sustentabilidade, conforto e bem-estar para os colaboradores”, explica Bruno Schmidt, Gerente Senior Nacional de Facilities & Operations da TIM Brasil.

O ponto de partida para a mudança nos escritórios foi a nova sede de São Paulo, na Torre Sigma, na Marginal Pinheiros, num padrão arquitetônico e construtivo classificado como Triple A. O espaço, de quase 5 mil m², projetado para 570 posições de trabalho, iniciou sua ocupação em setembro. A atuação da área de Facilities & Operations da T


IM com a equipe de arquitetura da AKMX foi essencial para a entrega da obra em tempo recorde, apenas oito meses, entre concepção e execução, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia. “O escritório de São Paulo conta com um ambiente moderno, que exige uma melhor utilização dos espaços e adequação ao mercado, tanto em termos de custo quanto em inovação. A parte de automação do escritório permite que se use apenas o essencial, há sensores por toda parte para identificar necessidade de iluminação, refrigeração e incidência de luminosidade externa”, exemplifica Marcelo Gracia, gerente de Facilities da TIM São Paulo.

No novo endereço, a área de Faciliteis & Operations projetou o ambiente para ter uma economia de 60% nos custos totais de serviços facilities. A TIM passa a contar com uma infraestrutura mais eficiente e sustentável, o que garante o uso racional dos recursos naturais, como energia, e a adoção de tecnologias de baixo impacto ambiental.

O projeto da AKMX explora o espaço de forma inteligente. Composições livres que permitem liberdade para os funcionários se sentarem onde desejarem, e não mais em baias, como anteriormente, são destaque. “A TIM Brasil se antecipa no mercado com essa decisão, trazendo tendências que devem perdurar após a pandemia: de transformar os escritórios em locais mais aconchegante e produtivos”, afirma Denise Moraes, diretora de projetos e sócia da AKMX Arquitetura Corporativa, empresa responsável pelos projetos escritórios em São Paulo, Recife, Curitiba, Salvador e Campinas.

Para isso, segundo a especialista, foram pensados espaços colaborativos e que gerem conexão entre as pessoas, bem como repensados os espaços produtivos com foco, por exemplo, em acústica e phone booths – áreas reservadas e privativas. “O layout da TIM teve por premissa garantir, ainda, a circulação eficiente e condições de acessibilidade desde a chegada do elevador até os postos de trabalho demarcados para pessoas com restrições motoras, passando pelas áreas coletivas como recepção, cafés e refeitório”, destaca Denise.

Em Salvador (BA), o novo escritório tem 502m² e foi projetado para 55 posições de trabalho, enquanto em Recife (PE), o espaço é de 850 m2 com 114 posições de trabalho. O quarto prédio construído fica em Curitiba (PR): 1.200 m² com 170 posições de trabalho. Todos seguem o mesmo conceito da unidade de São Paulo.

Retorno

Uma pesquisa feita pela consultoria global KPMG, e que entrevistou 772 empresários de todo o país, mostrou que a maioria das empresas no Brasil tinha o intuito de promover o retorno de seus funcionários aos escritórios até dezembro de 2020. Segundo os dados, 23,41% das companhias já promoveram a volta aos escritórios.

Para a diretora da AKMX, o isolamento social provou que o home office funciona, mas não significa que esse será o novo modelo de trabalho. “Até as salas de reunião devem estar preparadas para esse momento, com os móveis convencionais, mas também aparatos tecnológicos para garantir uma boa experiência no encontro entre as pessoas que estão na empresa com aqueles que estão trabalhando remotamente, como foram feitos nos escritórios da TIM”, completa a especialista.

Av. Paulista, 1499 - 16º andar

01311-200  |  Bela Vista.SP

Rua do Passeio, 38 - 2º Andar

20021-290 | Centro.RJ